top of page

O que é a nossa Missão?


Missão

A missão é o processo encadeado que nos leva a materializar a nossa Visão. É a nossa Visão em movimento.


Toda e qualquer Visão do que queremos para a nossa vida pressupõe que nos consideremos numa missão. E fala-se em missão no sentido próprio da palavra. Todas as missões têm por base objectivos, e o objectivo máximo da nossa missão é concretizar o mais fiel possível a nossa Visão.


Quando pensamos em missão surge a ideia de um desígnio, de uma vontade forte e estruturada de alcançar algo significativo, algo relevante, algo que tenha importância. E para isso há que agir, há que ir dando passos sustentáveis, encadeados e previamente pensados com rigor.


Pensemos no movimento de um militar. Ele movimenta-se de forma atenta, conhecendo o melhor possível o território no qual se move, consciente dos desafios que o esperam e alerta para possíveis imprevistos. A regra básica é nunca baixar a guarda nem virar as costas. O militar move-se desta forma porque tem uma missão. E todos nós estamos, ou pelo menos todos deveríamos estar, em missão na nossa vida.


Acontece que 95% de nós está em missão, mas sem ter sequer consciência disso. Os 5% que estão em missão e que tem consciência da importância da missão em que estão são aqueles que possuem uma Visão. Se possuímos essa Visão somos nós que conduzimos a missão.


Somos nós os cérebros por trás da reflexão, análise, planeamento e execução da Missão. Se não possuímos essa Visão é a missão que nos conduz a nós. E neste caso o nome da missão é o acaso.


Uma missão é algo extenso por isso tendemos a estar em missão toda a nossa vida. Neste sentido José Ortega y Gasset (1883-1955) filósofo, politico e jornalista escreveu “sem missão não há Homem”.


É por esta razão que diversos estudos apontam que, em termos médios, uma Pessoa viva mais 7 anos após se ter reformado. E isto acontece quando a Pessoa, ao se reformar, perde o sentido de Missão, sendo invadida por pensamentos como “então e agora o que é que eu ando cá a fazer?”. E isto acontece justamente porque já não há missão.


O militar passou à reserva. É devido a esta razão que a nossa Visão deve ser de longo prazo. E essa Visão tende a renovar-se consoante as metas são alcançadas. Uma pessoa de 20 anos que tenha uma Visão para o seu futuro poderá ter na sua mente uma Visão para a sua vida, vendo claramente onde quer estar quando tiver, por exemplo 40 anos. Por sua vez, quando chegar aos 40 anos, e independentemente do grau de materialização da sua visão, a mesma pessoa deverá ter uma Visão de como quer a sua vida quando tiver 60 anos e assim sucessivamente.


A perda de missão, relacionada com uma ausência de Visão e um desalinhamento de valores e convicções, acaba com o Homem.


Nelson Mandela (1918-2013) disse “o nosso trabalho está longe de se considerar terminado”, isto é, a nossa Missão deve acompanharmos até ao fim dos nossos dias. Até porque é essa Missão que nos conduz, como um automóvel conduzido por nós pela estrada, para junto dos nossos sonhos, para junto do sucesso.


Optar por não estar em Missão é estar na estrada para lugar nenhum num automóvel que já se encontra na reserva e com os 4 pneus furados. É optar por deitar por terra toda e qualquer Visão que se possa ter tido. É desistir. É como que afirmar “ a Visão que eu tenho é e sempre será uma ideia, no fundo foi um sonho”.


No entanto, e o que não nos devemos esquecer é que, tudo o que vemos na nossa mente pode ser materializado na realidade, por isso todas as Visões podem ser cumpridas se aceitarmos que só em Missão se alcançam sonhos, se cumprem objetivos e destinos.


O estar destinado ao sucesso ou estar destinado a fracassar é uma opção nossa. O sucesso para cada um de nós é algo diferente, e seja o nosso conceito qual for, pode ser alcançado.


Uma boa definição de sucesso foi-nos dada por Winston Churchill (1874-1965), famoso Primeiro-Ministro Britânico durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo." E esta ideia é muito importante que tenhamos clara porque todas as missões bem sucedidas são, em certas momentos, missões que fracassaram.


Quando se fala em missão de sucesso, em vida de sucesso, falamos no resultado final. No entanto, inúmeros fracassos, dúvidas, medos estiveram presentes algures no início, no meio e, até mesmo no fim.


Grato por ter lido este artigo. Se achou o artigo interessante por favor deixe-nos a sua opinião na zona de comentários a baixo e partilhe com os seuis amigos =)

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

diga-me o que pensa =)

© Pedro J.  de Moura 2016 

bottom of page