top of page

4 dicas para divulgar o seu trabalho sem gastar em publicidade


4 dicas para divulgar o seu trabalho sem gastar em publicidade

​1 - Interaja com o seu público


“Mercados são conversas”, como tal é necessário promover essas conversas entre a sua marca e o seu público. No fundo trata-se de criar um fluxo contínuo e bilateral de interacções, algo a que chamamos diálogos.


Assim sendo, percebemos que, interacções continuas promovidas por nós começam progressivamente a gerar diálogos. Aa inicio será natural haver um pequeno período de um aparente monólogo. Isso acontece porque as Pessoas estão ainda a habituar-se a sí a à sua marca.


Contudo, se não desistir de promover essas interacções, rápido conseguirá promover verdadeiros diálogos entre a sua marca e as Pessoas.


Genericamente a s fases deste Processo de Interacção serão:


A ) Interacção Unilateral – Monólogo em que a sua marca “fala sozinha”.


B ) Interacção Bilateral de sentido único – Diálogo em que, se a sua marca perguntar, as Pessoas respondem.


C ) Interacção Bilateral de sentido duplo – Diálogo em que, tanto pode ser a sua marca a iniciar a conversa como podem ser as Pessoas


D) Interacção Unilateral de Vendas - Como já confiam e si e mantem diálogos com a sua marca, se esta propuser uma venda, as Pessoas aceitaram essa proposta como legitima e natural.


E) Interacção Bilateral de Vendas – As Pessoas não só aceitam as suas propostas como legitimas e naturais como o procuram no sentido de saber mais e adquirir o seu produto ou serviço.


Tenha em mente este processo como referência para não desmotivar. Quando perceber em que fase do processo a sua marca se encontra, mais facilmente perceberá quais serão os passos seguintes para avançar para o estágio seguinte.


2- Partilhe conteúdos que ajudem as Pessoas


Uma das formas mais eficazes de percorrer o Processo de Interacção que desenvolvi no ponto a cima é a partilha de conteúdos de qualidade que ajudem verdadeiramente as Pessoas sem contudo, numa primeira fase, tentar vender alguma coisa.


O objectivo principal aqui é genuína e verdadeiramente ajudar as Pessoas para que, um pouco mais á frente, possa então começar progressivamente a apresentar formas de como o seu produto/serviço vai ajudar ainda mais as Pessoas do que o conteúdo livre já as ajudou.


Lembre-se desta máxima: “Consumidor esclarecido é consumidor comprador”.


Se tentar vender o seu produto/serviço cedo demais, o mais provável é que as Pessoas não comprem. E porquê? Porque ainda não estão esclarecidas o suficiente acerca do seu produto/serviço, acerca da qualidade do mesmo e de como você pode solucionar os problemas delas.


Neste ponto existe outra máxima que deve reter: “Conteúdo é Rei!”


Invista então na produção e partilha de conteúdos da máxima qualidade, que ajudem as Pessoas, e inicie a sua escalada através do Processo de Interacção que culminará em Vendas.


3- Motive as Pessoas a alcançar os seus objectivos


Mais do que um simples vendedor como todos os outros no mercado, o foco deve manter-se em ajudar e motivar as Pessoas a alcançar os seus objectivos, quer Pessoais quer profissionais.


Este ponto é, na minha opinião, um dos pontos que distingue o “velho vendedor” do “novo vendedor”. O objectivo máximo de qualquer um destes vendedores é, logicamente, conseguir vendas. Contudo o approach de cada um deles é bastante diferente.


- O "velho vendedor": procura vender de forma agressiva e impessoal esquecendo-se, muitas vezes, que está a lidar com Pessoas. Assim, ele tende a não perceber que, se ouvir, aconselhar e motivar as Pessoas a alcançarem os seus objectivos Pessoais, uma relação muito mais forte irá ser criada.


- O "novo vendedor": a que chamo também de vendedor coach, é aquele vendedor que mantém sempre em mente dois objectivos no lugar de apenas um. O objectivo de conseguir vender o produto/serviço e o objectivo de ajudar as Pessoas com quem se relaciona a alcançar os seus objectivos.


Chamo-o de vendedor coach porque no fundo é isso mesmo que acontece: ele é e não deixa de ser um vendedor, contudo é também um motivador de Pessoas, alguém que ajuda e conduz as Pessoas aos seus objectivos mais altos.


Torne-se um vendedor coach e consigo vendas e, ao mesmo tempo, ajudar as Pessoas.


4- Foque mais nas Pessoas que no Dinheiro


Todos os pontos anteriormente referidos pressupõe que o Foco principal está voltado para as Pessoas e não para o Dinheiro. Pode parecer uma ideia estranha mas, na verdade, é a pura e simples natureza das coisas.


Qualquer produto/ serviço tem como objectivo principal a solução de um ou vários problemas de uma ou várias Pessoas. Como tal, por si só, um produto ou serviço é criado para ajudar as Pessoas de alguma forma.


Assim sendo, a quantidade de Pessoas que ajudamos está ou vai estar directamente ligado à quantidade de dinheiro que podemos receber. No fundo é o que nos diz T. Harv Eker, um dos maiores especialistas em Mindset Financeiro do Mundo: “Ajude uma Pessoa e vai ganhar dinheiro. Ajude algumas Pessoas e vai ganhar algum dinheiro. Ajuda muitas Pessoas e vai ganhar muito dinheiro.”


A ideia chave a reter é que as Pessoas são sempre “um fim em sí mesmas e nunca um simples meio”, conforme escreveu Emmanuel Kant. Isto quer dizer que as Pessoas nunca são um simples meio para ganhar dinheiro. Elas são um fim em sí mesmas uma vez que o objectivo supremo é ajudá-las a resolver os seus problemas da melhor forma possível, o que acontecerá, muitas vezes, mediante a troca da solução por uma quantia em dinheiro.


Mantenha o foco em ajudar as Pessoas e o dinheiro, como consequência, vai acabar por chegar!

Grato por ter lido este artigo. Se achou o artigo interessante por favor deixe-nos a sua opinião na zona de comentários a baixo e partilhe com os seuis amigos =)

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

diga-me o que pensa =)

© Pedro J.  de Moura 2016 

bottom of page