top of page

Será que está a pensar correctamente?

[if lte IE 8]> <link rel="shortcut icon" href="https://static.licdn.com/scds/common/u/images/logos/favicons/v1/16x16/favicon.ico"> <![endif][if IE 9]> <link rel="shortcut icon" href="https://static.licdn.com/scds/common/u/images/logos/favicons/v1/favicon.ico"> <![endif][if IE 8]><![endif][if IE 9]><![endif]

Será que está a pensar correctamente?

VISÃO


“A Visão é o tacto do espírito.”Fernando Pessoa



Uma das maiores capacidades do ser Humano é a capacidade de Visão. Neste caso, o que está verdadeiramente em causa quando se fala em visão é a visão mental.


No fundo trata-se da capacidade de vermos antecipadamente o futuro dentro da nossa cabeça e a forma como visualizamos que este poderá ser.


Esta visão deve englobar todas as áreas da nossa vida. Sendo a nossa Vida subdividida em parcelas diferentes mais pequenas, a nossa visão deve abarcar a parte afectiva, profissional e de saúde e forma física. Graças a essa visão construída sobre os nossos valores e convicções, já podemos ver onde queremos estar com bastante antecedência.


Temos assim o poder de ver o nosso futuro, o que desejaríamos que este fosse. E esta capacidade é verdadeiramente poderosa porque nos permite tomar acção consistente com essa visão. Passamos a viver com as imagens do que pretendemos criar e batemos-nos por isso.



Neste momento já ultrapassámos a fase da indefinição porque já vemos, e o que se vê é concreto.


Se desenvolvemos uma visão do nosso futuro então tornámos-nos visionários das nossas vidas, porque o visionário é aquele que possui uma visão. Sem ela deixamos o nosso futuro ao acaso e torna-se mais complicado ficarmos gratos à medida que vamos materializando a nossa visão simplesmente porque nunca vimos que era aquilo que queríamos alcançar.


Ao vermos o nosso futuro somos capazes de ir definindo metas ou checkpoints do nosso caminho rumo à nossa visão, e isso permite-nos ir ficando gratos ao Universo por os termos alcançado.


A lógica torna-se semelhante à de uma viagem. Se eu planeio ir do ponto A ao ponto C, passo a saber que, não só tenho obrigatoriamente que passar pelo ponto B, como ganho consciência que tenho de passar pelos pontos A1, A2, A3 e assim sucessivamente até B. E o que isso me permite? Permite-me ficar grato por ter atingindo qualquer um dos pontos porque sei que é um passo tão importante como qualquer outro para materializar a minha visão. Se eu, começando no ponto A, não possuísse a visão daquilo que queria alcançar, como poderia saber se, chegando ao ponto A3 já estava bom ou se havia que continuar a prosseguir, e como saberia se a minha visão estava em C em D ou em E? Nunca saberia. A clareza é uma das pedras chave.


Já foi provado, em inúmeros estudos que se têm efectuado ao longo dos anos, que, ao nível empresarial, a existência de uma visão aumenta exponencialmente as probabilidades do negócio ter êxito. Neste sentido Thomas John Watson (1874-1956), presidente fundador da International Business Machine (IBM), afirmou que umas das razões para o grande sucesso desta famosa empresa foi o facto de saber desde o primeiro dia como desejava que empresa fosse no futuro.


E se isto é verdade para uma empresa é igualmente verdade para a nossa vida toda. Se são as Pessoas que criam e gerem as empresas e se, nesse âmbito, é fundamental que o empresário tenha uma visão de longo prazo do seu negócio, tão fundamental é também ter uma visão para a nossa vida no seu todo. O Cientista Edward Banfield, da Universidade de Harvard chegou à conclusão, após 50 anos de estudos, que a existência de uma Visão de longo prazo se apresenta como um dos factores mais importantes para o sucesso pessoal.


Essa visão conecta a Visão mental, endógena, do nosso futuro com a visão sentido, exógena, de rumo a seguir. Por sua vez a visão exógena, em funcionamento permanente com os restantes quatro sentidos, põe em funcionamento o Sistema de Activação Reticular (SAR).


Grato por ter lido este artigo. Se achou o artigo interessante por favor deixe-nos a sua opinião na zona de comentários a baixo e partilhe com os seuis amigos =)

EndFragment

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

diga-me o que pensa =)

© Pedro J.  de Moura 2016 

bottom of page