top of page

4 dicas úteis de Marketing Digital para sí


Hoje em dia, em pleno século XXI vivemos naquela que Alvin Toffler designa de Terceira Onda. A Terceira Onda nada mais é que a Era Digital, que sucedeu à Era Industrial e à Era Agrícola.

Assim sendo facilmente percebemos que, nesta Era, o Marketing Digital está a tornar-se, a cada dia, mais importante para os negócios e para as empresas.


Em termos concretos, esta questão não se trata de uma questão de tecnologia, mas sim de uma mudança no comportamento do consumidor potenciada pela tecnologia.


A causa é, em última análise, a evolução da própria Humanidade, com as consequentes alterações nos padrões de conduta das Pessoas.


Por isso, para fazer a sua empresa crescer e se desenvolver tem que estar presente onde os seus clientes estão comunicando com eles.


É por isso que é tão importante para as empresas estarem presentes na Internet, desenvolvendo uma estratégia de marketing digital eficiente.


1 Defina com clareza quem é o seu cliente


É de extrema importância para o sucesso de qualquer estratégia de Marketing Digital que se defina bem quem é o cliente. Para tal é importante que seja o mais especifico possível na sua definição, pensando “Como seria o meu cliente ideal?”.


Esse cliente ideal, a que chamamos Persona, apresenta-se como sendo a pessoa fictícia que representa o cliente para quem deseja vender. A faixa etária, classe sócio económica, idade, número de filhos entre outras são elementos importantes a não esquecer.


Seja preciso e exaustivo na construção do perfil do seu cliente.


Desta forma, como que entrando na mente do cliente desejado, poderá mais facilmente perceber de que formas e por que vias é mais eficaz comunicar com ele.


2 Faça um plano de conteúdos


Definida a Persona pode então planear o conteúdo que poderá produzir para atrair e cativar de forma eficaz a atenção do seu cliente. Como já possui bem definido o perfil do seu cliente ideal pode, com relativa facilidade, perceber que conteúdos mais lhe interessaram e produzi-los.


Uma dica interessante é pensar nas tendências de busca do seu cliente ideal na Internet antes de decidir a compra do produto ou serviço que pretende vender-lhe.


Lembre-se: não produza conteúdo para si ou para a sua empresa. Produza sim conteúdos que atraiam o cliente que deseja.


3 O Conteúdo tem de ser sempre útil e relevante


O conteúdo que foi produzido tem de ser conteúdo de qualidade. Conteúdo que realmente seja relevante para o seu cliente ideal ajudando-o e esclarecendo-o sobre as suas duvidas e questões de forma efectiva.


É importante deixar claro o seguinte: estamos sempre e a cima de tudo a lidar com Pessoas, assim, devemos procurar ajuda-las genuinamente.


Nós não compramos com a razão, compramos com a emoção e validamos a compra racionalmente.


Assim sendo rapidamente percebemos que compraríamos mais facilmente algum produto ou serviço a alguém de quem gostamos e que já provou que nos ajuda de forma genuína preocupando-se connosco.


4 Faça o monitoramento constante dos resultados


O que não é avaliado não pode ser melhorado. Monitorando os resultados que está a alcançar por comparação aos resultados que quer alcançar pode ter uma ideia clara do que está a correr bem e do que não está a correr tão bem.


No fundo trata-se de um processo de melhoria continua, de ajustes e reajustes com vista a um objectivo definido.


E nunca se esqueça: todo o processo tem diversas etapas que requerem tempo, foco e persistência. “Não podemos agarrar o Mundo com as mãos!”


Aplique estas dicas e comece a obter os primeiros resultados.

Grato por ter lido este artigo. Se achou o artigo interessante por favor deixe-nos a sua opinião na zona de comentários a baixo e partilhe com os seuis amigos =)

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

diga-me o que pensa =)

bottom of page